23 de abr de 2011

Recomendo: Blecaute





Olá pessoal !!


Tudo bem?

Hoje o post é dedicado a uma obra nacional original de 1986 ( eu tenho a edição de 1986 e a foto acima é do item da minha coleção). 

Blecaute do escritor Marcelo Rubens Paiva.

Sou muito fã do autor, tanto que também gosto muito de Feliz Ano Velho, primeiro livro lançado por ele. Porém tenho um carinho muito especial por Blecaute, que já perdi as contas de quantas vezes já li e com certeza vou ler mais umas mil vezes.

Este livro foi um presente de uma amiga muito especial que ganhei quando tinha 15 anos. Eu estava no ensino médio ( que foi uma das melhores épocas da minha vida até agora), já sabia que ia ser jornalista, mas ao ler este livro, tive certeza também que em algum momento da minha vida ia escrever... 

Ironia, reflexão , fantasia, solidão, incompreensão e loucura...Tantos sentimentos e atitudes que podem ser encontrados nesta estória e que em algum momento da nossa existência irão nos afrontar, nos tomar e nos fazer pensar o sentido de tudo aquilo que conhecemos e confiamos.

Blecaute é um livro do gênero romance apocalíptico. Foi inspirado na série Além da imaginação. Sucesso editorial, já teve mais de 25 edições.

Narrado na primeira pessoa do personagem Rindu ( que em alguns momentos transparece em minha opinião a pessoa de Marcelo), conta a estória de três jovens universitários - Rindu, Mario e sua "ficante" Martina, que em um feriadão, parecido com esse de Páscoa, fazem uma expedição às cavernas do Vale do Ribeira. 

Uma tempestade alaga as cavernas e os impede de sair por alguns dias. As águas baixam e eles finalmente conseguem sair. Ao chegar em São Paulo descobrem que todas as pessoas estão paralisadas, duras, como bonecos-de-cera, sem respiração e que são as únicas pessoas vivas da cidade. 

Em meio a esse fato os personagens tentam procurar a princípio uma explicação e outros sobreviventes. O livro mostra o comportamento dos três em meio às dúvidas, às dificuldades, à saudade e à necessidade de sobreviver.

Dividido em seis capítulos: dois se referindo ao início e ao fim e quatro às quatro estações do ano, faz uma mescla entre os acontecimentos vividos pelos personagens e as lembranças que alguns deles despertam no personagem Rindu.

Hoje me dou o direito de não fazer nenhuma crítica neutra sobre a obra, que ao meu ver tem narrativa perfeita, estória cativante e envolvente. Me identifico com todos os personagens e suas loucuras e confesso que adoraria estar lá para ver a Avenida Paulista pintada de vermelho (lendo você vai entender do que estou falando).

Para quem gosta, assim como eu, de "viagens", "teorias da conspiração" e outras paranóias, este livro não pode faltar na sua estante!!!





8 comentários:

  1. Olá Ana! Obrigada pela visita e pelo comentário no Nessa News! Respondendo a sua pergunta, para aumentar o número de seguidores é necessária muita divulgação, principalmente em sites como Facebook, Skoob e Twitter. Outra coisa que ajuda muito é parceria com autores, divulgando as resenhas e futuras promoções. Ah, e parabéns pela parceria com o Ricardo Guilherme, o livro O Espaço Inexplorado realmente é muito bom! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga!
    Caramba o que deu em voc~e para muar tudo no seu blog? E caramba1 Conseguiu rápido os seguidores! Como vc fez? Me ensina *.*

    Ah, que tal fazermos parceria entre nossos blogs?

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adoorei a dica!!

    Vou procurar ler este livro, deve ser mto bom!

    Beijos
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  4. Uma amiga já tinha me falado sobre este livro, lendo seu texto reascendeu a vontade.
    Lerei e volto pra comentar.

    ResponderExcluir
  5. Nossa esse é a legitima raridade.
    Adorei muito interessante.
    Seguindo seu blog , um beijo.

    http://cinemalivrosecafequente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. hauhauahuhah
    adorei o teorias da conspiraçao!
    o lvro eh uma reliquia mesmo hein?!
    eu gripei so de ver ^^

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ahhhh que coisa,vou ter que ler este livro!Faz quase uma década desde a ultima vez que parei para fazer isso, mas isso me inspirou profundamente!!bjs

    ResponderExcluir