30 de abr de 2011

Parceria : O espaço inexplorado - Ricardo Guilherme






Oi pessoal!
Tudo bem?
É com muita alegria que o post de hoje é dedicado para a nossa primeira parceria com o Autor brasileiro Ricardo Guilherme e sua obra O espaço inexplorado.

Ricardo Guilherme dos Santos, tem 42 anos e é formado em direito pela universidade Mackenzie e Pós-graduando em Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de textos

Em meados da década de 80, participou de uma edição da Bienal Nestlé de Literatura Brasileira, com um pequeno romance escrito quando possuía apenas 15 anos. Fã de ficção científica e de seus sub- gêneros, depois de muitos anos apenas como leitor, sentiu necessidade de seguir sua paixão pelos livros e a escrita e retorna com a saga O Espaço Inexplorado (Livrus / Giz Editorial), uma fábula espacial dedicada ao poema O Homem; As Viagens", de Carlos Drummond de Andrade.

A trama se passa no século XXIII, narrada em terceira pessoa, têm como personagens principais o astrônomo Willian e a bióloga Rosana.Ambos são centenários e possuem muita disposição e sabedoria. Juntamente com uma tripulação jovem, nesta saga irão viver incríveis jornadas através do nosso universo autoconsciente e pelos oceanos da Terra. Nelas, um antigo amor será recuperado, novos seres serão encontrados, várias descobertas serão feitas e muitas emoções serão vividas, sempre a bordo da astronave Nazareth (homenagem a banda de rock favorita do autor).

Porém, os personagens irão descobrir que, a mais importante das viagens  não pode ser feita nem mesmo com a mais moderna das espaçonaves, pois se trata de uma viagem interna( nota de contra capa do autor).

Em entrevista ao blog Ana entre livros, o autor da obra Ricardo Guilherme, conta que seu amor pela literatura começou quando leu o livro, Vamos Aquecer o Sol do autor José Mauro de Vasconcelos. E que ganhou este de sua professora da quarta série. Ele já gostava muito das aulas de Língua Portuguesa, de escrever redações/composições, mas a paixão pela leitura começou pra valer quando leu esse livro, que segundo Ricardo, tem uma carga emotiva muito forte.

" Acho que comecei a escrever porque encontrei na escrita uma forma de expressar meus sentimentos, meu modo de ver o mundo ao meu redor. Ter lido vários livros também foi um grande incentivo para que eu usasse minha imaginação para escrever minhas próprias histórias", diz ou autor.

O Espaço Inexplorado é o primeiro livro que Ricardo publica e não é uma publicação tradicional, mas sim uma "autopublicação". 

Autopublicações são publicações custeadas pelos próprios autores, com pequenas tiragens e quase nunca divulgadas e/ou distribuídas em livrarias. Muitos autores recorrem a este recurso, sendo em grande parte dos casos, a única forma de ter seus obras publicadas.

Para Ricardo, a possibilidade de os autores bancarem a publicação de seus livros aumentou e muito. De acordo com o escritor, a oferta de livros nacionais no mercado literário também.

Ricardo acredita que muitos autores nacionais bons estão surgindo, mas o único problema da autopublicação é que nem sempre os livros são bem revisados. Também há alguns autores conquistando o mercado das editoras tradicionais, tendo seus livros distribuídos pelo Brasil inteiro, o que é muito importante.

Páginas de relacionamento como o Skoob, comprovam que o hábito de ler está voltando a fazer parte do dia- a -dia dos brasileiros como forma de lazer e não somente obrigação escolar. Por isso o mercado vem se aquecendo, mas ainda tem um longo caminho a percorrer em contra- partida ao lançamentos dos escritores internacionais que aproveitando a 'febre' de sagas como Crepúsculo, Percy Jackson, Sussuro e outros vêm investido cada vez mais no público infanto- juvenil.

"Acho que é apenas uma questão de tempo para que a mídia perceba. O povo brasileiro é muito criativo e os escritores nacionais finalmente estão mostrando a criatividade do nosso povo também na arte da escrita. As blogueiras e os blogueiros estão ajudando muito na divulgação dos autores nacionais. A barreira que ainda existe será quebrada aos poucos. Os leitores brasileiros já estão lendo mais livros nacionais. Assim que a grande mídia perceber esse fenômeno, a divulgação aumentará", enfatiza Ricardo.

A obra de Ricardo é uma excessão, já que na literatura nacional temos poucos escritores de Ficção científica. Por isso o blog Ana entre livros convida você caro leitor, a conhecer esta obra, que é um ótimo exemplo do gênero e talento brazuca!!


Segue link da página do livro : http://www.oespacoinexplorado.com/index.html


Beijos e boa leitura!!!!!!!








3 comentários:

  1. Parabéns pela parceria Ana! O livro do Ricardo Guilherme, O Espaço Inexplorado,é bem legal, curti bastante! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cá!
    Desculpa a demora em responder mas é que esses dias por alguma razão eu não estava conseguindo acessar o seu blog. Sei lá dava página inexistente 0_0
    Mas estou aqui o/
    Vi q vc colocou anuncios no seu blog..isso dá certo?:

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Cá!!!
    Então...ah eu sempre gostei das princesas da disney e essas cosplayers merecem respeito! rs.

    Bom eu achei que o visual do blog tá bacana, mais atrativo. Mas como assim autores parceiros? Me explique melhor.

    E vc está me devendo a tática de atrair mais seguidores!

    Aquela entrevista de emprego que vc tinha me falado deu certo?
    Então vamos fazer parceria! Cadê seu banner? O meu banner vc pode pegar aquele terceiro (o maior) que tá no meu blog, no menu preto.

    bjs


    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir