20 de mai de 2012

" Que a sorte sempre esteja a seu favor".





O post desta semana é dedicado ao novo fenômeno da literatura : A série Jogos Vorazes, da autora Suzanne Collins.

Com uma sequência de três volumes, a saga de Katniss Everdeen já conquistou milhares de fãs no mundo todo e este ano estreou nas telonas  com uma adaptação feita pelos estúdios da Paris Filmes (o mesmo da saga Crepúsculo ;] ).

Em Jogos Vorazes, após o fim da America do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por treze distritos, é comandada pela Capital com mão de ferro.

Os mais privilegiados vivem na capital  esbanjando futilidade e dinheiro, enquanto os demais distritos passam necessidades de itens básicos: como água e comida. 

Revoltados com a situação da população de  Panem, o decimo terceiro distrito se rebela contra a capital. 

Após uma guerra cruel este distrito é dizimado. Para provar ao povo dos demais distritos que nada e ninguém pode se opor a Capital, nascem os JOGOS VORAZES.

Ano após ano, um menino e uma menina com idades entre 11 e 18 anos  de cada um dos doze distritos que sobraram, é enviado a uma arena para lutar até a morte.

Todo o evento é televisionado e a população acompanha suas crianças nesta luta sangrenta através de um reality show...

Para evitar que sua irmã mais nova seja vítima do programa, Katniss Everdeen, uma garota de dezessete anos,  se oferece para participar em seu lugar. 

Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe o que é lutar para sobreviver em um ambiente hostil. 

Juntamente com ela, é escolhido o garoto Peeta Melark, com quem Katniss faz uma estranha aliança na arena e divide os conflitos e sofrimentos da arena.

Quem ganhar os Jogos Vorazes terá fama, fortuna e ajudará seu distrito com um suprimento vitalicio de comida para o resto da vida. Quem perder, morre.

Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?  

Com personagens apaixonantes, enredo cheio de ação e reviravoltas, Jogos Vorazes prende o leitor da primeira a última página.

Suzanne Collins de forma genial cria uma trama bem elaborada, onde o leitor vai transitar num mundo em que honra e caráter são colocados em prova. Além de questionar os jogos de interesse políticos da sociedade.

Até onde a ambição pelo poder leva  os seres humanos?? 
O que você seria capaz de fazer para salvar alguém que você ama?


Beijos e até a próxima!!



Um comentário:

  1. Acabei de descobrir seu blog e já estou seguindo!
    Acredita que ainda não estou totalmente por dentro da febre Jogos Vorazes? Tenho curiosidade de ler os livros e não fui ver o filme porque tive a sensação de que será apenas mais um filme de ação se eu não estiver muito por dentro da história antes. Ainda quero ler!

    bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir